terça-feira, 26 de novembro de 2013

Gentileza

 
 

O dia 13 de novembro é o dia Mundial da Gentileza. E neste dia é suposto sermos todos um pouco mais gentis.
Como?
Sorrindo para estranhos, por exemplo. Não, a ideia não é fazer olhinhos. A ideia é olhar de forma terna, com doçura. É só isso e é tão simples e faz a diferença. Que diferença, perguntas tu?
Ora bem, quando alguém olha para nós dessa forma, então temos a impressão que, de facto, alguém olhou MESMO para nós. Não somos mais um. E isso faz o nosso dia.
E lá em casa? É em casa que nos esquecemos frequentemente de sermos queridos uns com os outros. Aliás, temos tantos alturas que somos horríveis, não é?
Pois bem, este desafio é para ti! É para que te lembres, todas as semanas, de teres um dia em que és, conscientemente mais gentil.
Como? Eu vou dando ideias. Mas podes começar por fazer o prato favorito dos teus filhos, por exemplo.
O Matthiew Ricard, que é um monge budista propõe-te o seguinte desafio:
durante um fim-de-semana sê horrível com os outros. Sê egoísta, bloqueia os outros. Vais chegar a domingo a sentires-te mesmo mal contigo.
No fim-de-semana a seguir experimenta ser altruísta, mostrar compaixão e ser empático. Vais ver o que colhes.
Oh pá, podes achar que isto é uma daquelas verdades d’ahhhh ou que isto é uma cena muito cor de rosa. Mas a verdade é que é mesmo assim!


2 comentários:

  1. Já fiz isto, mas sem intenção e sou a prova provada que é verdade e depois da tempestade vem a bonança! Chorei muito, desesperei, gritei, depois fiz uma reflexão de como que os meus filhos querem pensar e sentir a sua infância e percebi que tinha de mudar o rumo da minha vida! Consegui subir alguns degraus e agora é só continuar ...

    ResponderEliminar
  2. olá! não tenho filhos mas estou a gostar muito de descobrir este blog! Vou seguir bem de perto! :)

    ResponderEliminar