terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Desafio Berra-me Baixo [As Regras]

1.A ideia deste desafio não é deixar de gritar. A ideia é provar que, no final do mês, conseguiste um super alto controlo, que te dominaste naquelas situações em que te passavas e mandavas dois valentes berros. A ideia é que estejas feliz contigo.

2.Um outro objectivo é eliminar a tua frase 'gostava de não gritar tanto'. A ideia é pôr-te a dizer 'já não grito como dantes! Que tótozice que isso era!'

3.A ideia deste desafio é provar-te que educar miúdos não é fácil (disto não precisas de provas pois não?) e que não é porque gritamos mais ou menos que a coisa se torna mais fácil.

4.A ideia não é que fiques entupida aí dentro. Há uma ou outra situação em que te sai falar mais alto? Ok, siga!Da próxima vez fazes melhor, não te recrimines, please!

5. Perigo eminente? Grita, berra, salta e faz o pino!Mas vai lá e salva a criança!!


6. Passaste-te? Habitua-te a verbalizar de forma coerente e firme (a ideia não é não dizer as coisas, muito pelo contrário). Diz o que queres dizer. E este treino vai ser super importante para todas as outras relações.

7. A ideia deste desafio é também eliminar as tensões aí em casa. Quase ninguém gosta de pessoal a berrar, pois não? E isso deixa toda a gente tensa.

8. Gritar é diferente de ralhar, de explicar, de se afirmar, de exigir, de educar. É difícil, eu sei que sim! E também sei que é possível. Um dia fazemos melhor e no outro parece que deixamos de saber fazer. É mesmo assim. Chama-se aprendizagem!

9. Dicas? Não há! É um desafio e não é suposto ser fácil. Mas já somos bastantes e uma empurra a outra aqui no blogue ou no facebook ou em emails privados (que é o que mais acontece!) ! E daqui a uns tempos faremos mais outro desafio. E iremos todas juntas.

10. Dizem que levamos 21 dias a eliminar um comportamento e 7 a criar e reforçar um novo. Anda daí então, este é o momento ideal para eliminar este... tique!

11. Ah! Queres uma dica para isto resultar? Podes imaginar que te estou a observar, tipo big brother! É uma ideia que por vezes resulta!

12 comentários:

  1. Vamos tentar! ;-) já agora, como posso juntar-me ao grupo my zen moment? Obrigada e um bom 2014!!!

    ResponderEliminar
  2. Preciso muito de fazer acontecer o Berra mais Baixo cá em casa está a ultrapassar os limites. Vamos juntas então!

    ResponderEliminar
  3. Já comecei...apesar de ser o primeiro dia do ano não foi fácil mas fiquei feliz comigo quando me consegui conter 2 ou 3 vezes:) balanço positivo

    ResponderEliminar
  4. Sim vamos mesmo a isso, porque quando vi as notas da mais velha (4 negas) oh my god mandei uns berros valentes, agora vamos lá então entrar no modo "berra-me baixo"

    ResponderEliminar
  5. Vamos lá...sei que não vai ser fácil, sobretudo com 2 pitis a embirrar um com o outro mas não custa tentar..ou será que vai custar muito?

    ResponderEliminar
  6. Eu cá estou a alinhar novamente. Na verdade, nunca o deixei desde que fiz o primeiro, tinha a Alice 16 meses. Agora, aos 24, é mais difícil mas já tenho as regras interiorizadas, facilitando-me a minha reação e situações mais difíceis de gerir.
    Estou muito feliz comigo. Sei que tenho muito a aprender e que a minha filha me coloca desafios diários que nem sempre sei como superá-los.

    ResponderEliminar
  7. Bem parece-me uma otima ideia, vou começar já hoje!

    ResponderEliminar
  8. Amei esta ideia! Hoje primeiro dia :) vamos lá ver! Obrigada :)

    http://horanetblog.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
  9. Boa, estou mesmo a precisar de fazer isto! Vamos começar!!!

    ResponderEliminar